3/22/2015

Dicas para fazer um currículo de sucesso


O currículo é o seu cartão de visitas perante o recrutador e muitos deles dizem ver currículos mais mal escritos cruzarem suas mesas mais recentemente do que nunca. Atrair mais convites para entrevista é o objetivo e fazer um currículo de sucesso é o caminho para isso, siga estas seis dicas importantes:

# Primeira dica para fazer um currículo de sucesso: Formatar o seu currículo pensando no recrutador

Não importa o quão bem escrito, o seu currículo não vai obter uma leitura completa da primeira vez. Segundo pesquisas, um currículo é lido pela primeira vez em apenas 25 segundos. Seja objetivo e organizado e não exceda duas páginas.

Use um formato lógico e margens amplas, use seletivamente aplicar negrito e itálico que ajudam a nortear os olhos do leitor e para chamar a atenção para pontos importantes.

# Segunda dica para fazer um currículo de sucesso: inclua resultados obtidos por voçê e não apenas descrições de cargos

Recrutadores, especialmente em áreas técnicas como a engenharia, procuraram candidatos que podem ajudá-los a resolver um problema ou satisfazer uma necessidade dentro de sua empresa. Conseqüentemente, você tem que indicar como você resolveu problemas similares em outras empresas e situações.

Foco sobre o que você fez no trabalho, faça a descrição do trabalho na primeira linha, em seguida, listar suas realizações

# Terceira dica para fazer um currículo de sucesso: Quantificar suas realizações

Um currículo é um documento de marketing para vender suas habilidades e pontos fortes em vez de apenas retratar a sua biografia.
Incluir e destacar realizações específicas que apresentam um quadro abrangente da sua carreira. Quantificar suas realizações para garantir uma maior confiança no recrutador, use e abuse dos números, são argumentos que vão te diferenciar.

# Quarta dica para fazer um currículo de sucesso: faça o seu currículo de acordo com a sua área.

Há diferentes concepções de estrutura de currículo que dependem da sua área de atuação, atente-se a isso.Ao contrário de publicidade e design profissionais que têm uma maior liberdade criativa na concepção de seu currículo, áreas como engenharia e financeira são bastante conservadores. Fique atento a estrutura visual e ao uso da linguagem.

# Quinta dica para fazer um currículo de sucesso: Faça um resumo da sua carreira incluindo o objetivo profissional.

No começo do currículo faça um resumo da sua carreira profissional conectando com seus objetivos profissionais, em no máximo três ou quatro linhas. Consiga a atenção do recrutador desde o início, lembrando-se que você tem apenas 25 poucos segundos para fazer uma boa impressão, atraia a atenção. Passe algum tempo criando um resumo que imediatamente vai atrair a atenção deles, com precisão e poderosamente se descreva como uma solução para os problemas da empresa.

# Sexta dica para fazer um currículo de sucesso: Faça e tenha muitos contatos

Para os candidatos desempregados, distribuir currículos deve ser um trabalho em tempo integral principalmente para sua rede de contatos. A maioria dos cargos médios e de nível sênior são preenchidos através de redes, de modo que você deve entrar em contato com absolutamente todos que você conhece, além de recrutadores que estão em condições de contratá-lo ou compartilhar insights. Networking podem incluir; contatos de negócios pessoais, as pessoas com quem você trabalhou ou de concorrentes, colegas de faculdade, enfim não se esqueça de distribuir seu currículo para toda sua rede de contatos.

Com um currículo sólido na mão você vai aumentar muito suas chances de ganhar um olhar mais atento e ser convidado para várias entrevistas de emprego. Siga essas seis dicas para fazer um currículo de sucesso.