6/15/2015

Encontre as viagens mais baratas de Portugal


http://www.voos-low-cost.pt/

Eho!


Hoje venho mais uma vez falar de viagens com vocês, gostaria de falar sobre voos low-cost.

Quando falamos em low-cost logo nos vem a imagem de um voo mais barato, de das companhias como Easy-jet e RyanAir. Mas também podemos incluir voos de companhias regulares, como a TAP, porém que têm tarifas mais baratas.

Os voos low-cost nasceram do fato que por muitos anos a aviação era somente destinada a classe mais alta, e por isso todas as companhias se esforçavam em oferecer inúmeros serviços adicionais (bebidas, lanches, comodidades no voo, e um tratamento 5 estrelas).
Mas em meio a esse mercado top, as primeiras companhias low-cost decidiram apostar na classe de renda mais baixa, que viria um voo não como um momento de prazer, mas como um simples meio de transporte. Cortando-se assim os luxos e fazendo-se economias aonde possível. Nessa perspectiva a Easy-jet chegou a abolir os lugares marcados em voos.

Portanto companhias mais tradicionais se viram perder uma fatia do mercado e decidiram entrar neste novo segmento do mercado, criando políticas diferenciadas, por isso não podemos mais crer que companhias mais tradicionais sejam sempre mais caras, pois é possível se encontrar tarifas promocionais nas mesmas.

Algumas restrições das companhias low-cost devido a política de preço:
- Aterrissam em aeroportos mais distantes do centro das cidades
- Utilizam portas menos privilegiadas nos aeroportos (desembarque em ônibus por ex.)
- Não oferecem lanche gratuito no avião ou bebida (todo mundo pode aguentar 1 ou 2h sem comer)
- A limpeza dos aviões, entre dois voos é feita pelos comissários de bordo mesmo (pessoalmente nunca vi nenhuma diferença) devido ao tempo reduzido da estadia do avião no aeroporto
- Quantidade menor de comissários de bordo (pois menor necessidade de serviço, já que não há lanche gratuito)
- Algumas fazem economia inclusive nos cartões de embarque
- Caso não haja lugar no voo (overbook), provavelmente não te colocarão em um avião de outra companhia
- Não tem muitas parcerias para conexão de voos
- Voos que não atingem uma cota mínima de passageiros não partem

As economias podem ir mais longe, como qualidade e manutenção dos uniformes, e preço diferenciado para compras de passagem pela internet e pós-venda menos acessível. Serviços extra as vezes são mais caros com low-cost, como bagagem extra, e são companhias que não aceitam atrasos dos passageiros (se você não tiver malas no bagageiro sempre chegue no horário).

Ok, essas são as desvantagens, mas o mais importante é que vão te levar de um ponto A à um ponto B, por um menor preço (e com o mesmo espaço no avião as vezes até com poltronas maiores e aviões mais recentes).

Mas claro, se você pode ter o mesmo voo, pelo mesmo preço, numa companhia tradicional em vez de uma companhia low-cost, é como beber champanhe por preço de espumante. Para isso nada mais simples, pesquise!

Aqui fica a dica, o site voos-low-cost.pt onde você vai encontrar voos low-cost de Portugal (Lisboa ou Porto por exemplo) para vários destinos (Alemanha, Espanha, França...) dê uma conferida ;-)